Paranaíba - MS, 19 de Abril de 2024

Prefeitura e Dahw oferecem curso de avaliação das lesões em hanseníase

20/10/2010 às 16:32
Prefeitura e Dahw oferecem curso de avaliação das lesões em hanseníase

A Prefeitura de Paranaíba e a Dahw (Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos) oferecerão um curso de “Avaliação das Lesões Neurológicas Periféricas em Hanseníase – Prevenção de Deformidades”, na sexta-feira (22/10), durante todo o dia, na sede do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), na avenida Três Lagoas, n° 2230, bairro Santa Lúcia.

Participarão enfermeiros e fisioterapeutas de Paranaíba, Cassilândia-MS, Inocência-MS e Aparecida do Taboado-MS.

A ministrante será a terapeuta ocupacional Susilene Maria Tonelli Nardi, pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, em São José do Rio Preto-SP e Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru-SP.

De acordo com Max Freitas Silveira, coordenador do Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para que o tratamento tenha resultados positivos e o paciente não sofra sequelas. “Por isso, frequentemente, pretendemos capacitar os profissionais da saúde de Paranaíba para que haja sucesso em todos os atendimentos”, disse.

O que é hanseníase?

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurologicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades. Estas incapacidades e deformidades podem acarretar alguns problemas, tais como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. São responsáveis, pelo estigma e preconceito contra a doença.

Por isso mesmo ratifica-se que a hanseníase é doença curável e quanto mais precocemente diagnostica e tratada mais rapidamente se cura o paciente.

Cronograma do curso:

8h: recepção dos participantes e apresentação

8h30: prevenção de incapacidades na hanseníase - importância e dimensão no Programa de Controle da Hanseníase

9h: uso da ficha de avaliação das funções neurológicas simplificadas (PI)

9h15: avaliação ocular-Teórico Prático

9h45: avaliação nasal-Teórico Prático

10h15: Coffee Break

10h30: avaliação dos membros superiores e dos membros inferiores (inspeção, palpação, avaliação sensitiva e avaliação motora)-Teórico e Prático

12h30: horário para almoço

13h30: discussão e dúvidas

14h30: avaliação de pacientes

15h30: coffee break

16h30: apresentação dos casos

18h: encerramento.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377