Paranaíba - MS, 20 de Abril de 2024

Prefeitura encerra primeiro módulo do curso de Libras para professores

26/11/2010 às 16:47
Prefeitura encerra primeiro módulo do curso de Libras para professores

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, realizou, na última quinta-feira (25), a cerimônia de conclusão do primeiro módulo do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) destinado a professores e interessados. O objetivo do curso foi capacitar os profissionais para melhor atender os alunos com surdez.

Organizado pela professora Madalene Dal Ri, conduzido pela professora Radaí Cléria Felipe Gonçalves e coordenado pela Secretaria de Educação, a capacitação teve a duração de um ano, com a participação de 40 alunos.

Estiveram presentes no evento o prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara); a secretária de Educação, professora Jane Paula da Silva Colombo; a diretora da escola municipal Major Francisco Faustino Dias, Elza Komatsu; professores; formandos; e convidados. “Estou muito feliz em saber que a prefeitura tem profissionais capacitados nesta área. Com a ajuda de vocês vamos oferecer atendimento de qualidade a todos os alunos”, disse o prefeito Zé Braquiara.

O início da cerimônia foi marcado pela execução dos hinos nacional e municipal. A professora Radaí e os formandos fizeram a sinalização em Libras.

A secretária de Educação destacou a importância do curso. “Quero parabenizar todos pelo esforço e dedicação; tenho certeza que estão preparados para o mercado de trabalho. Essa capacitação faz uma diferença muito grande para a sociedade e, com certeza, vocês contribuirão com trabalho, dedicação e atenção às pessoas com surdez”, disse.

Para a professora Madalena, este tipo de ação colabora para a socialização do surdo e diminui o preconceito. “Oferecer curso de Libras chama-se inclusão. Com o esforço da Jane e do prefeito Zé Braquiara a inclusão acontece em Paranaíba. Temos casos de pessoas que sinalizavam debaixo da mesa, com vergonha, e hoje participam de diversas apresentações pela cidade”.

Além da presença das autoridades, a cerimônia contou com a participação de dois surdos que relataram suas experiências. Jean Souza Carvalho da Costa e o advogado Pedro Eduardo Martinez falaram sobre dificuldades e superações.

“A língua de sinais é muito importante. As pessoas sofriam muito preconceito. O surdo era obrigado a falar. Quando eu estudava, os surdos eram afastados dos outros alunos. Hoje vejo muita gente trabalhando. Vocês não podem parar, têm que ir em frente. Essa troca entre surdo e ouvinte é fundamental. Às vezes, faltam profissionais e, em Paranaíba, os professores estão sendo capacitados. Obrigado prefeito e Jane pela iniciativa”, disse Jean.

O curso

Com início em março deste ano, o curso de Libras foi desenvolvido pela secretaria de Educação para atender a demanda de professores com alunos surdos. As aulas, semanais, foram realizadas na escola municipal Major Francisco Faustino Dias.

Para a professora Radaí é preciso se especializar. Ela disse que há uma urgência na formação de professores que possam auxiliar os alunos com surdez. “Este curso foi voltado a esses profissionais para que eles possam se comunicar com seus alunos. Nós encerramos o módulo básico, mas o curso não para por aqui. Teremos outros módulos para dar continuidade na capacitação e formar intérpretes”, concluiu.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377