Paranaíba - MS, 28 de Março de 2024

Fiems inaugura nesta sexta-feira as bibliotecas de Inocência, Paranaíba e Chapadão

21/10/2010 às 10:40
Fiems inaugura nesta sexta-feira as bibliotecas de Inocência, Paranaíba e Chapadão

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, inaugura nesta sexta-feira (22/10) as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi construídas em Inocência, Paranaíba e Chapadão do Sul. A primeira cerimônia está agendada para as 9 horas em Inocência, enquanto a segunda será às 11 horas em Paranaíba e a terceira está marcada para as 16 horas em Chapadão do Sul com as presenças dos respectivos prefeitos Antônio Ângelo Garcia dos Santos, José Garcia de Freitas e Jocelito Krug.

Nos últimos três anos, a atual Diretoria do Sistema Fiems já entregou 21 unidades em 17 cidades - Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante e Maracaju. “Também vamos inaugurar nos próximos dias a unidade de Amambai, sendo que até dezembro entregaremos as bibliotecas que estão sendo construídas em Terenos, Água Clara, Aparecida do Taboado, Aral Moreira e Sete Quedas”, informou Sérgio Longen.

O presidente da Fiems prevê que, até 17 de dezembro deste ano, já estarão em funcionamento as 30 unidades construídas no Estado, que também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) a partir do próximo ano com turmas de até 20 alunos. “Hoje, nós já oferecemos nas unidades os cursos gratuitos do Programa Educação Continuada do Sesi, que incluem primeiros-socorros, informática básica, libras, entre outros”, detalhou.

Todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à Internet. Além disso, elas disponibilizam ainda a “Hora do Conto”, quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades. Outros diferenciais são as “Rodas Literárias”, que oportunizam o acesso à leitura de todos os usuários por meio de reflexão dos contos, textos, poesias e biografia do autor em estudo, e as “Gibitecas, que disponibilizam acervo de gibis para leitura no local.

As bibliotecas também dispõem de “Hemeroteca”, onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, da “Cinemateca”, com vídeos educativos, documentários e de lazer, e espaço para a pesquisa escolar, com acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura. Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo pelo prazo de sete dias corridos.

Fonte: FIEMS

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377