Paranaíba - MS, 16 de Abril de 2024

Escolas municipais aplicam Provinha Brasil

30/11/2010 às 16:30
Escolas municipais aplicam Provinha Brasil

As escolas da rede municipal de Paranaíba participaram da Provinha Brasil, na segunda-feira (29), destinada aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental e com o objetivo de melhorar os níveis de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino e a redução das desigualdades.

Os estudantes das escolas do campo também participaram da prova.

De acordo com a professora Célia Regina Silva, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, nos últimos anos, a avaliação tornou-se um tema de destaque no cenário da educação brasileira, revelando-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação.

Valendo-se das informações e dos dados coletados pelo Censo Escolar, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela Prova Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais fornece elementos para orientar as políticas na área educacional, favorecendo a promoção de uma educação de qualidade para todos.

Segundo a professora Jane Paula da Silva Colombo, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, esta iniciativa do Ministério da Educação é fundamental para o avanço da educação brasileira. “Nossos professores tem abraçado esta questão e aplicado com carinho a Provinha Brasil, que mostra o desenvolvimento do aluno ao longo do ano, já que a prova é aplicada no início e final do ano letivo, possibilitando detectar as dificuldades de cada estudante”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Educação, os indicadores vem apontando déficits no ensino oferecido pelas escolas brasileiras. Tais indicadores refletem os baixos níveis de desempenho dos alunos em leitura, sendo que parcela significativa desses estudantes chega ao final do ensino fundamental com domínio insuficiente de competências essenciais que os possibilitem dar prosseguimento aos seus estudos e, consequentente, à sua vida em uma sociedade altamente letrada e tecnológica.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590