Paranaíba - MS, 18 de Abril de 2024

Prefeitura e Fiems inauguram nova biblioteca em Paranaíba

25/10/2010 às 13:52
Prefeitura e Fiems inauguram nova biblioteca em Paranaíba

A Prefeitura de Paranaíba e a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) inauguraram a nova biblioteca do município –“Sesi Indústria do Conhecimento” , às 11 horas de sexta-feira (22/10), na avenida Coronel Gustavo Rodrigues da Silva, s/n°, bairro Santo Antônio.

O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) parabenizou e agradeceu a Fiems pela iniciativa de investir em educação. “Estamos em busca do desenvolvimento de nosso município, a biblioteca do Sesi é mais uma ferramenta para que a população paranaibense busque conhecimento e garanta espaço no mercado de trabalho. Estou muito feliz”, ressaltou.

“Quero reinteirar aqui em Paranaíba que a entrega dessas bibliotecas é o maior investimento em educação que está sendo feito no Estado no âmbito dos municípios atualmente”, disse Sérgio Longen, presidente da Fiems, completando que a educação é a base do desenvolvimento.

Nos últimos três anos, a atual diretoria do Sistema Fiems já entregou 24 unidades em 20 cidades - Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba e Chapadão do Sul.

“Também vamos inaugurar nos próximos dias a unidade de Amambai, sendo que até 30 de novembro deste ano entregaremos as bibliotecas que estão sendo construídas nas cidades de Terenos, Água Clara, Aparecida do Taboado, Aral Moreira e Sete Quedas”, informou o presidente da Fiems, prevendo que, ainda em dezembro deste ano, já estarão em funcionamento as 30 unidades construídas no Estado em 26 cidades, que também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) a partir do próximo ano com turmas de até 20 alunos no período noturno.

Acervo

Todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à internet.



Prefeitura, Fiems e Senai entregam certificados

O diretor-regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Jaime Verruck, o presidente da Fiems e o prefeito Zé Braquiara aproveitaram o evento para entregar os certificados de conclusão de cursos para os alunos que foram capacitados em pesponto, montagem e corte de calçados e costura industrial. Ao todo, 170 pessoas concluíram os quatro cursos.

Na prática, dos 170 concluintes, 83 foram qualificados no curso de montador de calçados, 47 no curso de costura industrial, 25 no curso de pespontador de calçados (costura exposta feita à máquina para unir os recortes de uma peça) e 15 no curso de cortador de calçados. A mão-de-obra, que foi qualificada por técnicos do Cetec Senai Três Lagoas, vai ser contratada pelas indústrias Pampili e Kebec, que são do ramo de confecção de calçados, e Câmbio Jeans, do segmento de confecção, instaladas no município de Paranaíba.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532