Paranaíba - MS, 24 de Abril de 2024

Futuro dos resíduos sólidos em Paranaíba é decidido em evento

20/11/2014 às 10:18

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou na manhã da última terça-feira(18), no auditório da ACIP (Associação Empresarial de Paranaíba) um evento de apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que constitui um instrumento de planejamento norteador das ações do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A ocasião contou com palestras ministradas pelos engenheiros ambientais Bernardo do Carmo Weiller e Mário Junqueira. A finalidade do plano é promover a gestão e o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos com eficiência e eficácia, de forma a atender às preconizações legais e aos anseios sociais, contribuindo para a manutenção de um ambiente saudável para atuais e futuras gerações e a melhoria da qualidade de vida.

No evento, foi apresentado e validado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Paranaíba e contou com a participação e sugestão dos populares presentes.

"A realização deste evento é sugerida por acreditar que esta é uma forma democrática e eficaz para a formulação de políticas públicas sociais, além de abrir mais um espaço para a população reivindicar os seus direitos, propiciar a interlocução entre sociedade e poder público e, consequentemente, o exercício da cidadania", destacou o secretário do Meio Ambiente, Lincon Pinhé.

Elaboração do Plano

Para a elaboração do plano, a empresa Deméter Engenharia foi contratada. Ela atua na coordenação e elaboração de grandes estudos ambientais e planejamento estratégico sanitário/ambiental, para os setores público e privado.

Na esfera pública, os principais trabalhos desenvolvidos consistem em Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Municipais, Intermunicipais e Estaduais), Planos Municipais de Saneamento Básico, Planos de Coleta Seletiva, Projetos Executivos de estruturas do sistema de manejo de resíduos sólidos, Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas e outros instrumentos de planejamento cujo enfoque é o controle da poluição e o planejamento tanto urbano quanto rural.

Na esfera privada, a equipe trabalhou com grandes empreendimentos como Usinas do Setor Sucroenergético, Usinas Hidroelétricas, Perícias Judiciais Ambientais, Auditorias no Setor Rural, Diagnóstico Ambientais e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaíba - MS

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377