Paranaíba - MS, 25 de Abril de 2024

Projeto de cadeiras em lotérica é rejeitado na Câmara

16/02/2016 às 13:27
Projeto de cadeiras em lotérica é rejeitado na Câmara

O vereador Heliomar Cangussu (Baixinho – PR), apresentou um projeto de lei, na 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Paranaíba, na segunda-feira (15), que previa a obrigatoriedade das casas lotéricas do município instalar cadeiras de espera para os usuários do serviço, que utilizam o local para realizarem jogos e também para pagar contas diversas.

Iniciativa visava obrigar instituições a instalar cadeiras para seus usuários

O propósito do vereador era proporcionar assento às pessoas semelhante ao que ocorre nos bancos, porém não encontrou respaldo dos colegas vereadores, que rejeitaram o projeto por cinco votos a três. A primeira a se posicionar contra foi a vereadora Maria da Graça Saraceni (PDT). "Nunca vi cadeira em lotérica. Além disso, o atendimento é rápido. Acho desnecessário e até meio bizarro, em nenhum lugar existe, agora em Paranaíba?", questionou a vereadora.

Sem aguardar o fim do discurso, Baixinho já se encaminhou para defender seu projeto. Baixinho afirmou que a vereadora estaria entrando em contradição e finalizou criticando a postura. "Não é falta de companheirismo, é de consciência", bradou.

Em seguida, em pronunciamento breve e em defesa do projeto do colega da base, o vereador Adriano Caçula (PSC) parabenizou Baixinho pelo projeto. "Voto favorável e parabéns pelo projeto. Paranaíba também é a primeira do estado, após projeto meu, em ter carteirinha do servidor público, agora em ter cadeira em lotérica. Cadeira é muito bom, então sou a favor", pontuou Caçula.

Quem fez coro às palavras da vereadora Graça, foi a companheira de partido Jane Paula da Silva Colombo (PDT). Jane não só criticou o projeto, como aproveitou para relacionar a preocupação com a espera ao segmento da saúde municipal.

"Até votaria se fosse porta giratória e detector de metais em banco. O banco Bradesco é tudo aberto, correndo risco. Não tem fila [na lotérica] que você espera mais de uma hora. Estou preocupada com filas que estão acontecendo na Secretaria de Saúde. Pessoas esperando mais de seis meses, aguardando ressonância, dando convulsão, crianças de 1 ano e 8 meses. Agora o vereador está preocupado com cadeira em fila de lotéricas, para fazer jogo e pagar conta? Tem que preocupar com fila com velhinho que está morrendo. Essa é a fila que dói no paranaibense", disparou a pedetista.

Após Jane, Paulo Henrique Cançado Soares (PDT) e Marcos Antônio Pereira Magalhães (Marcão – PSDB) também foram contra o projeto. Segundo PH, chegou a esta conclusão após ouvir pessoas que utilizam o serviço. Já o vereador Marcão afirmou que já utilizou lotérica com cadeira. "Sou contra, porque não me senti confortável. Só tem uma lotérica e tinha cadeira e a demora foi ainda maior, por isso sou contra", disse.

Por fim, o vereador Paulo Borges Beviláqua da Silva (Bodinho - PROS) foi à tribuna também em defesa ao projeto. Criticou a vereadora Jane por relacionar a saúde ao projeto. Criticou a gestão passada para justificar os problemas com a saúde atual, que segundo ele é um problema nacional. Em seguida, colocado em votação, o projeto foi reprovado por maioria.

O vereador José Souto Silva (Zé Carioca – PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, Maycol Queiroz (PDT) também foram desfavoráveis, muito embora o presidente só vote em caso de empate.

Foram contra: Graça (PDT), Jane (PDT), Marcão (PSDB), Zé Carioca (PSDB) e PH (PDT).

Foram favoráveis: Baixinho (PR), Bodinho (PROS) e Adriano Caçula.

Fonte: Assessoria de Imprensa

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532