Paranaíba - MS, 20 de Abril de 2024

Sindicato Rural e Famasul realizam Circuito Pecuário em Paranaíba

09/03/2016 às 13:46
Sindicato Rural e Famasul realizam Circuito Pecuário em Paranaíba

Com o tema 'Criando oportunidades, construindo soluções', o Circuito em Paranaíba aconteceu no último dia 05/03 na Tatersal da Leilosin no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. O evento contou com a palestra do diretor presidente da Scot Consultoria, Alcides Torres, com o assunto: Perspectivas do Mercado Pecuário- 'Criando oportunidades, construindo soluções". O evento foi promovido pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, juntamente com o Sindicato Rural de Paranaíba, em parceira com o Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural, Embrapa Gado de Corte e Novilho Precoce. De acordo com as informações apuradas pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul, Paranaíba ocupa a 11ª posição no ranking estadual de rebanho bovino, com um total de aproximadamente 513 mil cabeças.

A abertura do evento foi feita pelo Presidente da Famasul, Maurício Koji Saito, também estiveram presentes o Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Sepaf), Fernando Mendes Lamas; O Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares; o Diretor Executivo da Famasul, Lucas Galvan; a Diretora Secretária da Famasul Terezinha Cândido; o presidente do Sindicato Rural Wilberto Antônio de Amaral, Vice-prefeito Fredson Freitas, secretário municipal de Agricultura Jalmir Modesto, presidente da Coopar Diomário Salustiano, além da presença de outros representantes dos sindicatos rurais da região da costa leste, produtores rurais, estudantes, trabalhadores, profissionais do setor e autoridades locais.

Em sua palestra Alcides Torres disse que "estamos registrando três meses de período de safra, mas os preços do boi gordo não diminuem". Ele alertou porém que, apesar da trajetória positiva do setor, o valor da arroba aumentará com menor intensidade ao longo deste ano. Para o especialista, o setor começa a dar sinais de que está afetado pelo atual patamar econômico. "Os fundamentos direcionam para a manutenção da nossa perspectiva de redução de oferta em 2016. Ainda vemos que há uma retenção de matrizes e de diminuição de margem financeira do produtor, diante do aumento de custo", salientou. Torres acredita que o ano da virada neste ciclo de altas iniciará em 2017. "Os preços, a partir do próximo ano, devem começar a subir menos ou até cair. Caso suba, será um crescimento abaixo da inflação".

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral, "o circuito foi de grande importância para o setor agropecuário de toda nossa região, visto que estiveram participando as cidades da Costa Leste: Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Três Lagoas, Inocência, Bataguassu, Chapadão do Sul e Costa Rica.Pudemos contabilizar cerca de 300 pessoas neste evento, e isto mostra a força e união que temos em nossa classe rural. Agradecemos a presença de nossa diretoria, associados e pessoas que se fizeram presente".

Confira todas as fotos do Circuito Pecuário em Paranaíba

Fonte: Assessoria do Sindicato Rural de Paranaíba - MS

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532