Paranaíba - MS, 29 de Março de 2024

Semana do Jovem Eleitor inicia com o alistamento de jovens aprendizes do TSE

31/03/2016 às 12:14
Semana do Jovem Eleitor inicia com o alistamento de jovens aprendizes do TSE

O alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos incompletos ganhou um destaque especial na Semana do Jovem Eleitor, que começou nesta segunda-feira (28) e se estenderá até o dia 1º de abril, sexta-feira. Com a veiculação de campanhas de conscientização voltadas aos jovens no rádio, TV e redes sociais, a Justiça Eleitoral pretende despertar nessa faixa etária o compromisso com a participação na vida política do país.

Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, três jovens aprendizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram tirar o seu título já no primeiro dia da campanha. Matheus Vinícius Souza Domingos e Matheus Gomes de Souza, 17 anos, e Samuel Marques dos Santos, 16, foram ao Cartório Eleitoral da 510 Norte, em Brasília, levando consigo um documento de identificação com foto e um comprovante de residência para se tornarem cidadãos brasileiros completos.

Os rumos da política brasileira e uma maior conscientização da população sobre a importância do voto foram as duas principais motivações que levaram os três colegas ao Cartório Eleitoral. Matheus Domingos acredita que os jovens têm muito a contribuir para a democracia no Brasil, lembrando do direito ao voto que foi garantido na Constituição Federal de 1988. "Precisamos de uma maior participação da população dos jovens com direito ao voto, para sabermos escolher um candidato honesto que possa cuidar do futuro do nosso país", frisou.

Os amigos concordam que a contribuição dos jovens para o processo político não se dá somente por meio do exercício do voto nas eleições. Para Samuel dos Santos, a busca por um maior engajamento político da juventude pode ajudar outras pessoas a votarem com mais consciência. "Conversar sobre política ao invés de conversar sobre novela é uma das formas que podemos ajudar”, exemplificou. A pesquisa sobre a biografia e os antecedentes dos candidatos também é lembrada como um dos instrumentos que os jovens têm à mão para bem escolher em quem votar. "É importante estudar a biografia das pessoas, conhecer sobre o que um determinado candidato já passou”, lembrou Matheus Souza.

A imagem divulgada pelo candidato não conta mais como o fator mais determinante para ganhar o voto desses jovens. Junto a biografia, as propostas políticas da legenda partidária a que ele pertence passaram a ser fatores bem mais importantes. "Temos que analisar a biografia da pessoa e as propostas do partido também, porque se ela está naquele partido é porque defende as suas ideias. Ela não pode estar num partido sem concordar com as suas propostas", concluiu Matheus Souza.
Serviço

Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que desejem tirar o Título Eleitoral devem se dirigir a um cartório eleitoral levando consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e um comprovante de residência. O alistamento ou a mudança de domicílio eleitoral poderão ser feitos até o dia 4 de maio.
RG/BB

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590