Paranaíba - MS, 25 de Abril de 2024

Paranaíba está habilitada para o cultivo de soja

07/10/2016 às 12:41
Paranaíba está habilitada para o cultivo de soja

Os municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado, ambos localizados na região do Bolsão, área historicamente apta para o desenvolvimento da pecuária extensiva, agora estão habilitadas, pela pesquisa, para também cultivar a soja.

Os dois municípios aparecem no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), uma ferramenta que indica ao produtor rural qual é a melhor época para se realizar o cultivo em cada região. O zoneamento foi desenvolvido para oferecer mais segurança e eficácia ao trabalho dos produtores rurais.
A Fundação Chapadão conduziu os ensaios nesses dois municípios, nas últimas três safras agrícolas, testando épocas e cultivares de soja. Esses trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, Aparecida do Taboado e com a Aprosoja MS, os quais consolidaram os resultados dando sustentação para efetivação da inclusão dessas áreas hoje aptas ao plantio da soja, conforme salientou o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff.

Os dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático são publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de prever a possibilidade de haver danos em plantios agrícolas em razão das condições climáticas e geográficas, proporcionando redução nas perdas agrícolas. O sistema gera calendários de plantio e uma relação de municípios que indicam quando e onde uma determinada cultura terá mas produtividade.

Para elaborar os mapas que compõe o Zarc, são levados em consideração dados como precipitação (chuvas), temperatura máxima, mínima e média (diárias 0 e consumo hídrico (representado pela evapotranspiração ou seja, evaporação do solo e mais a transpiração da cultura).

A portaria do Zarc foi publicada no Diário Oficial do Estado de MS, de número 173, em 25 de julho. Esse fato é de fundamental importância, já que os produtores dessas duas localidades que quiserem entra na sojicultura poderão obter financiamento agrícola e também o Seguro Rural junto às instituições financeiras credenciadas.

Com a inclusão dos municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado, agora são três os municípios da região do Bolsão sul-mato-grossense em condições e aprovados para o plantio de soja. O primeiro, onde há mais de oito anos é desenvolvido o projeto "São Matheus" - nome da propriedade onde é desenvolvido o cultivo em região de solos muito arenosos-, é o município de Selvíria, próximo à divisa com Três Lagoas.

Fonte: Assessoria do Sindicato Rural de Paranaíba - MS

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532