Paranaíba - MS, 29 de Março de 2024

Capacitação em hanseníase oferece avaliação prática de pacientes

27/10/2010 às 10:21
Capacitação em hanseníase oferece avaliação prática de pacientes

Um dos destaques do curso de “Avaliação das Lesões Neurológicas Periféricas em Hanseníase – Prevenção de Deformidades”, oferecido pela Prefeitura e a Dahw (Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos), foi a avaliação prática de duas pacientes. A capacitação aconteceu na sexta-feira (22/10), durante todo o dia, na sede do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), na avenida Três Lagoas, n° 2230, bairro Santa Lúcia.

A ministrante foi a terapeuta ocupacional Susilene Maria Tonelli Nardi, pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz, em São José do Rio Preto-SP e Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru-SP.

“Além da parte teórica, a ministrante avaliou duas pacientes, na presença dos participantes, fator muito interessante, pois serviu para tirar muitas dúvidas. As duas pessoas avaliadas estão em início de tratamento, mas apresentam graus diferentes da doença”, ressaltou Max Freitas Silveira, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

Susilene Nardi aproveitou para reforçar a importância do uso da lupa para uma boa avaliação das manchas.

Entre os assuntos apresentados no curso é possível destacar: prevenção de incapacidades na hanseníase - importância e dimensão no Programa de Controle da Hanseníase; uso da ficha de avaliação das funções neurológicas simplificadas (PI); avaliação ocular-Teórico Prático; avaliação nasal-Teórico Prático; avaliação dos membros superiores e dos membros inferiores (inspeção, palpação, avaliação sensitiva e avaliação motora)-Teórico e Prático.

Participaram enfermeiros e fisioterapeutas de Paranaíba, Cassilândia-MS, Inocência-MS e Aparecida do Taboado-MS.

Os membros do Nasf acompanharam o treinamento para que possam colaborar com as Unidades de Saúde da Família quando solicitados.

“Este foi um curso muito bom, pois é fundamental o diagnóstico precoce da doença para que os resultados do tratamento sejam positivos. Ter uma equipe capacidade em Paranaíba é muito importante para que não tenhamos casos de pessoas com sequelas no município”, finalizou Max.

O que é hanseníase?

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurologicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades. Estas incapacidades e deformidades podem acarretar alguns problemas, tais como diminuição da capacidade de trabalho, limitação da vida social e problemas psicológicos. São responsáveis, pelo estigma e preconceito contra a doença.

Por isso mesmo ratifica-se que a hanseníase é doença curável e quanto mais precocemente diagnostica e tratada mais rapidamente se cura o paciente.


Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532