Paranaíba - MS, 29 de Abril de 2024

Aluna de escola municipal conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática

08/12/2010 às 12:00
Aluna de escola municipal conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática

A aluna Thaynara Nascimento Francisco, da Escola Municipal Capitão Altino Lopez, do distrito de São João do Aporé, foi um dos destaques da 6ª edição das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ela conquistou uma medalha de ouro, a única obtida por uma escola de Paranaíba e toda a região do Bolsão, pelo seu 4º lugar no estado e 188º em âmbito nacional. Outros três alunos da escola foram premiados com menção honrosa.

A escola foi premiada com um kit de material esportivo e livros/vídeos para composição de uma biblioteca básica de Matemática e Ciências. O trabalho de preparação dos alunos foi realizado pela professora de matemática Marcilene Aparecida Ferreira Dias, em conjunto com o professor Roberto Carlos Ferreira, o diretor Paulo Sérgio Freitas Silva e a coordenadora Maria Lúcia Seraguci.

Para o prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), esta conquista inédita mostra que os professores se sentem mais estimulados a desenvolverem um ensino de qualidade, colaborando para elevar o município no cenário nacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, professora Jane Paula da Silva Colombo, estimular e promover o estudo da matemática entre os alunos e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional são objetivos essenciais para o exercício de educação emancipadora que almeja a atual gestão municipal.

De acordo com o professor Douglas Gonçalves da Silva, coordenador da área de Matemática do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2011 haverá duas cerimônias para entrega dos prêmios para os primeiros colocados da OBMEP, sendo uma a nível nacional no Rio de Janeiro/RJ e outra estadual em Campo Grande-MS.

Desde 2006, a escola levou nove menções honrosas e, agora, a 1ª medalha. Além disso, em 2009, a aluna Joice Amanda Leonel de Menezes, classificada entre os 20 primeiros do estado, foi contemplada com participação no PIC - Programa de Iniciação Científica Júnior - oferecido em Cassilândia durante um ano.

Em 2010, a escola Capitão também foi destaque na Olimpíada de História, com a professora Ivanir Ribeiro Marconsini, e na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, com o professor Roberto Carlos Ferreira, na qual a escola recebeu um Galileoscópio (luneta) e um kit (livros e cd’s) para trabalhar com os alunos da Educação Básica.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532