Paranaíba - MS, 29 de Abril de 2024

Escola do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, vence Concurso Cultural Energias do Mundo

09/12/2010 às 11:14
Escola do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, vence Concurso Cultural Energias do Mundo

Com inscrições abertas a escolas públicas – estaduais e municipais – de mais de 500 municípios dos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e alguns municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, além da cidade de Guarapuava no Paraná, o Concurso Cultural Energias do Mundo comemora os excelentes resultados alcançados e divulga os 5 (cinco) vencedores regionais e os 50 (cinqüenta) trabalhos finalistas da edição 2010.

Em Mato Grosso do Sul, a escola vencedora foi a Escola Estadual Profº José Edson Domingos dos Santos que fica dentro do Assentamento Itamarati, uma comunidade da zona rural de Ponta Porã, o que demonstra o compromisso da Rede Energia em promover ações que integram toda a população, promovendo assim a igualdade social. O trabalho vencedor apresenta uma reflexão sobre a energia à partir dos materiais geradores presentes na região sul-mato-grossense. Além do trabalho vencedor, outro trabalho de Mato Grosso do Sul que chamou bastante à atenção foi o da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, situada em Campo Grande, receberá menção honrosa como forma de reconhecimento e estímulo pelo trabalho “Mosaico Catavento”, que chamou a atenção de todos devido a composição visual e apropriação da temática proposta pelo Concurso.

Durante a solenidade de premiação que contou as presenças do Governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, da secretária Estadual de Educação Nilene Badeca e do prefeito de Ponta Porã Flávio Kayatt, o vice-presidente da ENERSUL Cyro Boccuzzi, enfatizou que o projeto é mais uma ação de incentivo da Empresa, que busca contribuir com o desenvolvimento e visão de futuro do aluno. “O Concurso Cultural Energias do Mundo integra os programas sociais da Rede Energia nas suas áreas de concessão estimulando o desenvolvimento de projetos escolares que dinamizem o aprendizado dos alunos, a expressão artística, a consciência ambiental, o consumo consciente e o exercício da cidadania”.

Em Mato Grosso do Sul, a ENERSUL para dinamizar as ações do Concurso, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e também com a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Além de contar com o apoio da Casa Redonda Produções e da ONG Associação Cidade Escola Aprendiz.

Ao todo, 376 trabalhos artísticos inscritos, sendo 87 das escolas da área de concessão da ENERSUL, foram produzidos por grupos de 2 a 4 alunos do quarto ao sétimo ano do Ensino Fundamental, sempre com um professor responsável por todo o processo, desde orientação à inscrição do projeto no Concurso. Ao final do processo de seleção foram indicados 50 trabalhos finalistas, os cinco vencedores regionais e o vencedor nacional que levará para sua escola a equipe da Associação Cidade Escola Aprendiz que ministrará uma oficina para a construção e instalação de uma intervenção de arte pública sobre o tema.

Já os vencedores regionais, o Concurso Cultural Energias do Mundo concederá uma câmera digital a cada um dos alunos co-autores do trabalho e um computador ao professor responsável. Todos os alunos co-autores do trabalho, professor e escola receberão certificados e brindes da organização do concurso e da empresa da Rede Energia daquela região.

Os 50 (cinqüenta) trabalhos finalistas estão disponíveis para consulta no site do Concurso (www.energiasdomundo.com.br) e apresentam no seu conjunto um rico panorama da diversidade de expressões artísticas no ambiente escolar brasileiro e das múltiplas possibilidades de participação de alunos na produção de conteúdos ligados ao consumo consciente e à cidadania ambiental.

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377