Paranaíba - MS, 29 de Abril de 2024

Secretaria de Meio Ambiente alerta para derrubada de árvores em vias públicas

16/12/2010 às 12:16
Secretaria de Meio Ambiente alerta para derrubada de árvores em vias públicas

A preocupação com o meio ambiente é fato cada dia mais focado na mídia nacional e internacional. Isto porque, com a displicência do homem, os crimes ambientais e os prejuízos causados pela população têm se tornado constantes, o que desfavorece a qualidade de vida mundial.

Um destes problemas é a questão do desrespeito com o meio ambiente urbano. Sem motivos contundentes, a população se desfaz de árvores da vegetação pública sem a preocupação da reposição destas.

Paranaíba foi alvo de vandalismo na última terça-feira (14). Uma árvore, da espécie coqueiro guarirova, localizada no canteiro central da avenida Ernesto Garcia Leal, foi derrubada por volta das 12h.

Apesar da vistoria, por meio de fiscalização e inspeção, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, não foi possível encontrar o autor do crime. E, por ser horário de almoço, os pontos comerciais do local estavam fechados, o que dificultou ainda mais a identificação do infrator.

Como medida preventina para coibir novos casos de vandalismo ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Paranaíba, na manhã de ontem (15).

De acordo com o Código de Posturas do Município, conforme lei complementar nº 10 de 05/11/2001, na Seção II da Arborização Urbana, constitui infração todo e qualquer ato que importe em destruição ou danificação de árvores plantadas em áreas públicas municipais.

A pena para qualquer infração do capítulo “Do Aspecto Urbanístico”, presente no Código de Posturas do Município, é multa correspondente a dez (10 Ufip) Unidades Fiscal de Paranaíba, dobrada a cada reincidência, progressivamente.

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590