Paranaíba - MS, 20 de Maio de 2024

UEMS permanece como a universidade estadual melhor colocada do Centro Oeste

12/09/2013 às 10:37
UEMS permanece como a universidade estadual melhor colocada do Centro Oeste

Esta semana a Folha de São Paulo publicou a nova edição de seu ranking de universidades brasileiras e, mais uma vez, a UEMS permanece como a universidade estadual melhor ranqueada na região Centro Oeste. O melhor desempenho se deu no campo da pesquisa, em que a UEMS figura entre as 100 melhores instituições de todo o Brasil.

O resultado chama a atenção pelo fato da UEMS ter aberto seu primeiro programa de mestrado em 2009. Hoje, apenas quatro anos depois, a Universidade conta com nove mestrados e um doutorado, além de pelo menos outros dois programas que podem ser aprovados ainda neste ano. Em Mato Grosso do Sul, UFMS, UFGD e UEMS compõem a tríade das universidades com melhor colocação no ranking.

O reitor Fábio Edir destaca que esse tipo de ranking não serve para diminuir ou enaltecer universidades, mas para promover reflexões sobre a realidade de cada uma, mostrando as áreas que precisam melhorar e outras que têm alcançado sucesso. "Estamos cientes do trabalho que realizamos e da qualidade de profissionais que formamos. Comemoramos nossas vitórias e estamos trabalhando para melhorar o que ainda pode ser melhorado", disse.

Cursos destacados

A classificação dos cursos de graduação pelo Ranking da Folha leva em consideração duas notas, relacionadas à avaliação do ensino e avaliação de mercado. Neste último nível de avaliação os cursos da UEMS alcançaram o melhor desempenho. O curso de Direito, por exemplo, está em 25º lugar em nível nacional, a melhor posição entre os demais cursos de Direito oferecidos em MS. Além deste, o curso de Administração ficou em 44º, Agronomia em 55º, Ciência da Computação em 33º e Química em 62º.

Metodologia

Para criar o RUF, a Folha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.

Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades --instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos

Foram consultados 597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a maior agência de fomento à ciência do país. Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no país, como administração e direito.

Fonte: UEMS

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377