Paranaíba - MS, 20 de Maio de 2024

UFMS pretende abrir 11 novos cursos em câmpus do interior

15/10/2013 às 09:23
UFMS pretende abrir 11 novos cursos em câmpus do interior

A Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Célia Maria Silva Correa Oliveira, participou na semana passada de reunião no Ministério da Educação para pactuar novos cursos a serem oferecidos nos câmpus do interior. As nossas propostas têm o apoio da maioria da bancada federal do Estado, que acompanha os projetos e luta por recursos junto conosco. No MEC, obtive a garantia de que, se a bancada federal propuser uma emenda, os recursos serão liberados em sua totalidade, garantindo a infraestrutura necessária para implantação dos cursos, comenta a Reitora.

De acordo com a professora Célia, todos os cursos foram pactuados e aprovados pelo Ministério, porém para a implementação precisam ser aprovados pelo Conselho Universitário (COUN). Podem ser contemplados com essa proposta os câmpus de Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. Os novos cursos de ensino superior devem ajudar no processo de diversificação da economia do Estado, principalmente na industrialização e atender jovens que não podem ir para outras cidades ou estados em busca de uma melhor qualificação. Desta forma, conseguimos além de formar, qualificar a nossa mão-de-obra, acrescenta a Reitora, lembrando que no câmpus de Três Lagoas, no próximo ano deve ser concluída a implantação do curso de Medicina, já aprovado em reunião do COUN e que para a implantação conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Segundo a Reitora, a presidenta Dilma Roussef tem investido na ampliação do número de vagas e, conseqüente, expansão do ensino superior e tecnológico no interior do País. O Governo Federal vem desenvolvendo uma política de regionalização e a UFMS tem sido contemplada não apenas com abertura de novos cursos de graduação, mas também de pós-graduação. Nossos projetos tem sido aprovados pelo Ministério e vem sendo implantados à medida que são liberados os recursos. Além da infraestrutura, estão sendo autorizadas centenas de vagas para ampliarmos o corpo docente e de técnicos administrativos da Universidade, diz. A previsão é de que os cursos comecem a funcionar em 2015.

Novos cursos Em Chapadão do Sul, devem ser criados os cursos de Engenharia de Biossistemas e Direito, cada um com 50 vagas. A previsão de contratação é de 28 docentes, 13 técnicos de nível superior e 20 de nível médio. Em Naviraí, a proposta contempla a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Arquitetura, com 50 vagas cada curso. Para tanto, devem ser contratados 39 docentes, 19 técnicos de nível superior e 28 de nível médio.

Já em Nova Andradina , devem ser criados os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e o curso tecnológico em Gestão Financeira. São 50 vagas para cada curso e a previsão é de contratar 36 docentes, 19 técnicos de nível superior e 26 técnicos de nível médio. Em Paranaíba, deve ser criado o curso de Medicina Veterinária, com 60 vagas. Para seu funcionamento, devem ser contratados 24 docentes, dez técnicos de nível superior e 15 técnicos de nível médio. Finalmente, em Ponta Porã, devem ser criados os cursos de Pedagogia e Engenharia Mecatrônica, com 50 vagas para cada um e a contratação de 24 docente, 12 técnicos de nível superior e 18 técnicos de nível médio.

Fonte: UFMS

  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590