Paranaíba - MS, 29 de Abril de 2024

Paranaíba terá o curso de Medicina Veterinária pela UFMS

22/02/2022 às 13:54
Paranaíba terá o curso de Medicina Veterinária pela UFMS

Parceria entre a Prefeitura de Paranaíba, FIEMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Poderes Legislativos Federal e Estadual irá permitir a implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba.

Na tarde de ontem (21), foi assinado o termo de empréstimo, em que a FIEMS coloca à disposição do Município e da Universidade quatro contêineres com salas de aula para iniciar a graduação.

Para o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, a assinatura do termo é a realização de um sonho antigo. "É um pedido de mais de 10 anos que finalmente será atendido. Paranaíba tem muitos jovens que sonham em cursar Medicina Veterinária". Conforme informado pelo Chefe do Executivo, a gestão municipal não mediu esforços para atender os pedidos de estruturação do ambiente. "Agora temos a área, temos um prefeito que vai apoiar. Vamos pavimentar, dar a base pros containers com recursos próprios, cercamentos da área rural, uma guarita, dar todo suporte para iniciar o ano letivo quem sabe em 2022 ou 2023", salientou.

O deputado estadual Paulo Corrêa reiterou que para um projeto assim acontecer é necessário a parceria e empenho de todos os envolvidos. É por meio de parcerias certas, como a Prefeitura, a FIEMS e articulações políticas necessárias, projetos importantes estão sendo realizados no Estado. "O prefeito Maycol sempre teve disposto para trazer o melhor para Paranaíba sem ter jogo político. Ele pensa na cidade e isso reflete nas conquistas. É um prefeito de palavra", disse o presidente da Câmara Legislativo do MS.

Beto Pereira, deputado federal, anunciou que o primeiro investimento será feito ainda este ano. “Houve um empenho da bancada federal, estadual, municipal e da FIEMS. Portanto é um conjunto de ações e uma união de forças que deu resultado”. O legislador lembrou que a luta foi grande para trazer medicina veterinária para o município. "É uma realização pessoal minha também, cuja cidade me acolheu tão bem. Fiquei emocionado ao receber uma carta de agradecimento pela concretização da vindo do curso e isso nos move a trabalhar cada vez mais", comentou o deputado.

Segundo o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a educação é um dos pilares fundamentais da instituição, que aceitou ser parceira do projeto no mesmo instante em que foi procurada. "Estamos alinhados com o trabalho e ainda em 2022 abriremos o edital para o curso, levando toda a estrutura necessária para isso. Faço questão de estar aqui pessoalmente para lançar o edital", afirmou.

Marcelo Turine, Reitor da UFMS, reforçou que a educação muda uma nação, e que para isso é necessário investimentos em diversas áreas. "Há muito tempo vem se travando uma luta para concretizarmos esse curso em Paranaíba. O curso de Medicina Veterinária é um dos mais caros do País. É preciso montar uma estrutura diferenciada para implantar esse curso. Estamos felizes em dizer que hoje, o curso será uma realidade para Paranaíba", disse o Reitor.

A UFMS irá oferecer 50 vagas para o curso de Medicina Veterinária, com investimento de R$ 26 milhões, que são resultado de emenda federal. A previsão é de que o edital seja lançado em setembro deste ano.

Otávio Armando
imagem: Antonio Agostini
DECOM

  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377