Paranaíba - MS, 02 de Maio de 2024

Pela primeira vez, Prefeitura contrata médico infectologista

26/01/2011 às 23:15
Pela primeira vez, Prefeitura contrata médico infectologista

Entre os investimentos efetivados pela administração municipal em saúde é possível citar a contratação de profissionais com especialidades que não existiam em Paranaíba, destacando a do médico infectologista Márcio César Reino Gaggini, que atende no município desde maio do ano passado. Único profissional da área na região, sendo que Mato Grosso do Sul possui apenas sete infectologistas. O médico realiza aproximadamente 300 atendimentos por mês, sempre nas sextas-feiras e sábados, com intervalo de quinze dias.

O médico infectologista atende quatro grandes grupos, sendo eles HIV/Aids, Hepatites virais, Hanseníase e Tuberculose. Além de outras doenças como meningite, infecções em qualquer lugar do corpo, doenças parasitárias (como a leishmaniose) e doenças virais (como a dengue e gripe A).

O atendimento, garantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é oferecido no SAE (Serviço de Assistência Especializada), na sexta-feira, e no Centro de Saúde Paranaíba (Posto Central), no sábado.

São consultadas as pessoas cadastradas no SAE ou encaminhadas pelas Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família.

Segundo o secretário de Saúde, Luciano Aparecido da Silva, os atendimentos eram prestados antes por clínicos gerais, o que prejudicava a resolução dos casos, ou obrigavam os pacientes a viajar até Campo Grande para atendimento especializado. O município realizava de 15 a 20 viagens por mês.

Uma das áreas que houve maior avanço para a população diz respeito ao diagnóstico e tratamento dos portadores de Hanseníase. Antes do atendimento com infectologista, Paranaíba tinha 21 casos diagnosticados de Hanseníase e hoje são mais de 80 pacientes com diagnóstico e tratamento. O aumento no número de casos não representa necessariamente casos novos, mas sim diagnósticos novos, ou seja, pessoas que estavam acometidas pela doença a cinco, sete e até mesmo 10 anos e não sabiam que eram portadores da Hanseníase, hoje estão com diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Luciano contou que a presença de um infectologista em Paranaíba fez aumentar o diagnóstico precoce, garantindo o tratamento e a qualidade de vida das pessoas doentes. Além disso, quando tratadas, doenças, como a Hanseníase, não são transmitidas. “O atendimento melhorou 200% na cidade”, disse.

De acordo com o secretário, Paranaíba é uma das poucas cidades do Estado que possui atendimento de infectologista, o que reflete a preocupação da administração municipal com a saúde. “O prefeito sempre disse que precisávamos dar uma guinada na saúde pública de Paranaíba, preocupado em oferecer uma saúde com mais qualidade para a população. Verificamos as especialidades que precisavam ser reforçadas e outras que precisavam iniciar trabalho em Paranaíba, que é o caso da infectologia. Paranaíba é referência regional com relação ao SAE e não contava com serviço de infectologia. Hoje, a população daqui é privilegiada por contar com um médico muito humano e com grande capacidade técnica como o doutor Márcio Gaggini”.

“Tenho uma satisfação muito grande em trabalhar aqui, por que vejo a preocupação da Prefeitura, por meio do prefeito Zé Braquiara em oferecer o melhor às pessoas atendidas. Essas doenças precisam de acompanhamento, diagnóstico e prevenção; com a presença do infectologista pode-se melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir a quantidade de casos. Sinto-me útil em Paranaíba e tenho muito carinho pela cidade, que sempre me tratou muito bem”, falou o médico.

“Estávamos preocupados com as doenças não tratadas por falta de um infectologista e, por isso, buscamos o doutor Márcio, que está fazendo um grande trabalho aqui. Saúde para mim é prioridade e precisamos trazer mais profissionais à cidade”, ressaltou o prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara).

--
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Paranaíba
Flávia Villa Rosa, jornalista
Leidiane Sabino, jornalista

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532