Paranaíba - MS, 19 de Maio de 2024

Sejusp faz 1ª reunião de análise do Plano MS Forte Segurança

08/04/2011 às 07:55

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini reuniu os dirigentes das instituições que integram a pasta de ontem (7) e realizou a primeira análise do plano de ação de redução de metas da criminalidade, implantado pela Sejusp em janeiro deste ano. Denominado “MS Forte Segurança” o plano busca aprimoramento do trabalho das forças de segurança, garantindo as ações preventivas e repressivas mais eficientes.

“A nova forma de atuação nos permitirá direcionar com mais eficiência os trabalhos de prevenção e repressão, com base nos dados estatísticos produzidos pelo Sigo [Sistema Integrado de Gestão Operacional] e com base também no georreferenciamento”, explica Jacini. Com a comparação desses índices estatísticos estabelecemos indicadores de diminuição de criminalidade. “Essa redução vai totalizar uma queda de 6% a 8% ao ano por crime, sobretudo aqueles de roubo, homicídio, furto e tráfico de drogas”, explica o secretário.

Em fase de implantação, os integrantes das polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Superintendência de Assistência Socioeducativa, Departamento de Operações de Fronteira e Centro Integrado de Operações de Segurança estão se adaptando a nova metodologia, absorvendo a cultura que será repassada a todo o efetivo. Esta primeira análise de monitoramento dos índices teve caráter experimental, somente começará ser efetivamente exigida das instituições a partir do segundo semestre. Durante a reunião, foram analisados os dados estatísticos dos grupos de crimes com morte e contra o patrimônio, referentes ao primeiro trimestre deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado.

Vários gráficos comparativos foram apresentados, sendo analisados primeiramente dados do Estado de Mato Grosso do Sul de modo geral. Em seguida, tabelas com índices de todos os municípios do interior, excluindo Campo Grande. Fechando a explanação, gráficos com dados das cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas separadamente.

“Está na hora de ampliarmos a utilização da inteligência artificial, o conhecimento consolidado que dispomos, para implementação da nossa gestão que será a marca da segurança pública neste segundo ano de governo”, ressaltou Jacini.

Durante sua exposição, o secretário Wantuir Jacini observou uma redução de 8,4% em todo o Estado no grupo dos crimes com mortes, que englobam o homicídio doloso e culposo, culposo de trânsito, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte que esta dentro da meta estabelecida.

Em Campo Grande, a redução foi maior, apresentando queda de 34% para o mesmo grupo de delitos. Porém, ao analisar os mesmos tipos de crime, em todos os municípios do interior, excluindo a Capital, percebeu-se um aumento de 2,4%. “É aí que precisamos direcionar nosso trabalho, utilizando o geoprocessamento para alcançar os índices de redução da criminalidade que escabelemos", disse o titular da Sejusp aos representantes das instituições.

Jacini informou que as polícias civil e militar, a partir dos dados fornecidos pelo Sigo por meio da ferramenta georeferenciamento, já identificaram as regiões e sub-regiões de Campo Grande e dos municípios do Estado que apresentam os maiores índices de ocorrência e irão aplicar os recursos de pessoal e material nessas localidades. “O georeferenciamento é uma ferramenta do Sigo, que nos permite conhecer o local, os horários, os dias em que os delitos acontecem. Se nosso problema está lá, é lá que precisamos atuar”, ressaltou Jacini.

O secretário lembrou que os dados analisados integram as estatísticas de registros de ocorrências geradas pelo Sigo. Informando que o relatório trimestral, em consonância com a Lei Estadual n° Lei nº. 3464/07 deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (Doe) até o dia 15 deste mês.

  • Pronto Vet Pronto Socorro Veterinário, (67) 3668-0377 / 99966-0377
  • Fiat Selena - (67) 3668-1532
  • Escritório Contábil Contalex, (67) 3668-1590